"Dia D” da vacinação antirrábica acontece neste sábado

24/09/2021 às 21h54

Neste sábado (25/09), acontece o dia “D” da Campanha de Vacinação Antirrábica na cidade de Cotegipe, e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária é que durante o dia de mobilização uma maior quantidade de animais, entre cães e gatos, sejam vacinados em toda a cidade.

Estão aptos a receber a vacina cães e gatos a partir dos três meses de idade. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas (pois o estresse pode levar ao aborto). Nem devem ser vacinados animais em período de cio ou amamentando, nem animais prostrados ou com diarreia, animais com infestação de carrapatos ou pulgas e que estejam tomando antibiótico. Em um momento futuro, com uma melhora no quadro de saúde, as pessoas devem procurar a secretaria de saúde de seu município para vacinar seus animais.

Por conta da pandemia do Covid-19, só serão imunizados os animais cujos donos ou tutores estejam com máscaras de proteção facial.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

1) Praça do Mercado Municipal;

2) Praça da ESF - João Maurício;

3) Pátio da ESF - José Barbosa;

4) Quadro da Escola João Aldino de Sá Teles;

5) Pátio da Escola Juvenal Teixeira Maciel.

SOBRE A DOENÇA

A raiva é uma doença fatal, a transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva do animal infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, por mordedura, arranhadura ou lambedura, não existindo necessariamente a agressão. Qualquer mamífero, principalmente, cães, gatos e morcegos infectados pelo vírus podem transmitir a raiva.