Secretaria de Saúde promove vacinação antirrábica

23/09/2020 às 09h35

A prefeitura de Cotegipe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo nessa semana entre os dias 22 à 25, a vacinação antirrábica na área urbana do município, a equipe da zoonose estará atendendo nos seguintes locais e datas:

22 de Setembro: Garagem Municipal

23 de Setembro: Praça da Bandeira e Pracinha ESF João Maurício

24 de Setembro: Praça do Mercado e Lava Jato Pajeú

25 de Setembro: Fundos do Clube Guerreiro e Praça da Saúde

A vacinação antirrábica é gratuita para todos os cães e gatos, para vacinar se faz necessário levar o cartão de vacinação do animal.

A campanha anual de vacinação contra a raiva em cães e gatos é uma estratégia fundamental para atingir de forma significativa os índices de imunização contra a raiva. Ao proteger os animais consequentemente protegemos o ser humano. A raiva é uma doença com alta letalidade e causa muito sofrimento para a pessoa infectada. Anteriormente, a zona rural recebeu a equipe de zoonose.

Confira algumas dicas sobre os animais:

A partir dos três meses de idade, cães e gatos sem exceção, devem ser vacinados contra raiva todos os anos, incluindo lactantes, cadelas prenhes ou no cio;

– Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua;

– Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia;

– Nunca provoque um animal;

– Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando;

– Não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias.