Cotegipe

PREFEITURA DESATIVA BARREIRA SANITÁRIA

11/09/2020 às 10h14

Desde sexta-feira, dia 04 de setembro, a barreira sanitária instalada no município foi suspensa. A medida foi confirmada em reunião extraordinária do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus realizada no dia 3, quinta-feira.

Como a transmissão do vírus passou a acontecer de forma comunitária, perdeu a efetividade do controle externo, dessa forma o comitê optou em desativar a barreira e trabalhar novas estratégias de combate. Apesar da suspensão, a barreira pode voltar a funcionar em épocas específicas, como os fins de semana prolongados por conta de feriado ou quando o Comitê entender como necessário.

Instaladas no dia 20 de março com o objetivo de evitar a propagação do coronavírus, a barreira contava com agentes de saúde, Vigilância Epidemiológica e Guarda Civil Municipal para fazer medição de temperatura e, caso necessário, checagens dos sinais de alerta conforme os protocolos do Ministério da Saúde.

Entre o dia 24 e o dia 7 de abril passaram pelos três locais aproximadamente 3 mil veículos. A avaliação indica que a ação registrou efeito positivo de conscientização e agora as equipes podem desenvolver outras ações, também voltadas à prevenção do coronavírus.

Em contra partida a Prefeitura e a Secretaria de Saúde vão intensificar o atendimento medico, realização e coleta de exames, monitoramentos, bem como atendimentos especializados.

A Secretaria busca neste momento realizar um trabalho em controlar a disseminação do vírus dentro da cidade e dos distritos, aumentando a fiscalização para não ocorrer descumprimento das normas de isolamento das pessoas contaminadas, suspeitas e confirmadas para o Covid-19.